Estava vendo meus emails e recebi um que achei interessante repassar... é para ajudar a economizar em casa, com estas dicas você poderá economizar e ajudar o meio ambiente.
1. TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
2. USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo d’água.
3. APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.
4. COZINHE COM FOGO MÍNIMO Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.
5. ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA SÓ VEZ Evite o abre-e-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...
6. COMA MENOS CARNE VERMELHA A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? É o metano, um gás inflamável, poluente e mega fedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia, para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.
7. NÃO TROQUE O SEU CELULAR Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer Zé Mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando- a aos postos de coleta. Os celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam derivados de petróleo em suas peças, e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes, sua produção é feita utilizando mão-de-obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.
8. COMPRE UM VENTILADOR DE TETO Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes, um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.
9. USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média mil vezes.
10. LIMPE OU TROQUE OS FILTROS O SEU AR CONDICIONADO Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
11. TROQUE SUAS LÂMPADAS INCANDESCENTES POR FLUORESCENTES Lâmpadas florescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
12. ESCOLHA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).
13. NÃO DEIXE SEUS APARELHOS EM STAND BY Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de stand by de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
14. MUDE SUA GELADEIRA OU FREEZER DE LUGAR Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!
15. DESCONGELE GELADEIRAS E FREEZERS ANTIGOS A CADA 15 OU 20 DIAS O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
16. USE A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS/LOUÇA SÓ QUANDO ESTIVEREM CHEIAS Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
17. RETIRE IMEDIATAMENTE AS ROUPAS DA MÁQUINA DE LAVAR QUANDO ESTIVEREM LIMPAS As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.
18. TOME BANHO DE CHUVEIRO E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.
19. USE MENOS ÁGUA QUENTE Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.
20. PENDURE AO INVÉS DE USAR A SECADORA Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
21. NUNCA É DEMAIS LEMBRAR: RECICLE NO TRABALHO E EM CASA Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
22. FAÇA COMPOSTAGEM Cerca de 3% do gás metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem, além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.
23. REDUZA O USO DE EMBALAGENS Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.
24. COMPRE PAPEL RECICLADO Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.
25. UTILIZE UMA SACOLA PARA AS COMPRAS Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
26. PLANTE UMA ÁRVORE Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
27. COMPRE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA SUA REGIÃO Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
28. COMPRE ALIMENTOS FRESCOS AO INVÉS DE CONGELADOS Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.
29. COMPRE ORGÂNICOS Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.
30. ANDE MENOS DE CARRO Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
31. NÃO DEIXE O BAGAGEIRO VAZIO EM CIMA DO CARRO Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.
32. MANTENHA SEU CARRO REGULADO Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.
33. LAVE O CARRO A SECO Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.
34. QUANDO FOR TROCAR DE CARRO, ESCOLHA UM MODELO MENOS POLUENTE Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficarem parados nos congestionamentos.
35. USE O TELEFONE OU A INTERNET A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou o Skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.
36. VOE MENOS, REÚNA-SE POR VIDEOCONFERÊNCIA Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.
37. ECONOMIZE CDS E DVDS CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.
38. PROTEJA AS FLORESTAS Por anos os ambientalistas foram vistos como "eco-chatos" . Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.
39. CONSIDERE O IMPACTO DE SEUS INVESTIMENTOS O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.
40. INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DAS EMPRESAS QUE VOCÊ CONTRATA Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?
41. DESLIGUE O COMPUTADOR Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.
42. CONSIDERE TROCAR SEU MONITOR O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática.
43. NO ESCRITÓRIO, DESLIGUE O AR CONDICIONADO UMA HORA ANTES DO FINAL DO EXPEDIENTE Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.
44. NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS BRINQUEM COM ÁGUA Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.
45. NO HOTEL, ECONOMIZE TOALHAS E LENÇÓIS Use o bom senso... Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Você é tão imundo assim? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençóis, a não ser que você faça xixi na cama...
46. PARTICIPE DE AÇÕES VIRTUAIS A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!
47. INSTALE UMA VÁLVULA NA SUA DESCARGA Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!
48. NÃO PEÇA COMIDA PARA VIAGEM Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.
49. REGUE AS PLANTAS À NOITE Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.
50. FREQUENTE RESTAURANTES NATURAIS/ORGÂNICOS Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio ambiente.
51. VÁ DE ESCADA Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.
Enviado por email. Valeu Regiane Bem até a próxima pessoal.
"Um dia, um robozinho azul foi criado para lutar na terra, no mar, no ar e nos confins do universo...... e após 20 anos..."
Ele é um robô baixinho, azulzinho, corajoso, com um forte senso de justiça e luta incansávelmente em defesa da humanidade. Estamos falando de ninguém menos que Mega Man, o robô mais famoso do mundo dos games, que hoje comemora 20 anos de idade.
Criado pelo então artista Keiji Inafune, Rockman foi lançado oficialmente às 5:30 da manhã de uma quinta, dia 17 de dezembro de 1987. O jogo tinha
como base a brincadeira conhecida como "Jan-Ken-Pon" (ou Papel-Tesoura-ou-Pedra), onde você usaria a arma adiquirida do inimigo contra outro, para que pudesse prosseguir no jogo.
Nos EUA, o jogo acabou sendo lançado em março de 1988, mas foi renomeado como Mega Man para facilitar o entendimento dos consumidores. Mas por pouco o jogo não foi um fracasso por lá devido a arte da capa em que o jogo foi apresentado. Inafune disse que foi uma das coisas mais horrendas que ele já viu na vida. A sorte da Capcom era que o jogo foi bem aceito, independentemente da capa.
Rockman conseguiu superar as suas metas de venda e obteve um relativo sucesso. Mas a equipe de Keiji Inafune sentia que tinha que fazer algo mais por ele, que ele ainda podia dar mais. Logo, eles queriam uma continução. Mas a direçao da Capcom queria que a equipe fizesse um jogo de baseball e surgiu um impasse. Após muita negociação, a Capcom deixou que eles fizessem a continuação de Rockman, desde que eles terminassem o jogo de baseball.
E não deu outra. Após o jogo de baseball ter sido lançado, Keiji Inafune e sua equipe começaram a trabalhar arduamente cerca de 20 horas por dia na criação daquele que seria a sua maior obra-prima de todos os jogos da série: Rockman 2 - A Ambição do Dr. Wily.
O jogo foi lançado em 16 de dezembro de 1988 e se tornou um sucesso instantâneo e absoluto. Seus gráficos impressionantes, suas músicas e chefes inesquecíveis e sua jogabilidade viciante transformaram Rockman 2 num clássico dos games e consolidou de vez Rockman como uma série.
Antes do lançamento de Rockman 2, a Capcom teve uma idéia bem original. Criou um concurso onde os fãs poderiam desenhar seus inimigos e enviar à empresa. Os 40 melhores iriam para a 2ª fase e destes, apenas 8 iriam ser escolhidos. E para não perder a viagem, os 32 que ficaram de fora poderiam participar do desenvolvimento do jogo. E esse concurso deu tão certo que foi mantido até 1996.
Em 1990, a Capcom lança Rockman 3. O jogo tornou-se outro grande sucesso, com a adição de uma nova habilidade (a de escorregar em passagens estreitas) e a primeira aparição do seu parceiro: o robô-cão Rush. Este jogo marca também a primeira aparição do seu irmão mais velho - Blues (Proto Man nos EUA).
Em 1991, veio Rockman 4. E mais uma vez, nosso herói ganhou um upgrade: a habilidade de concentrar seu tiro normal e soltar o seu Rock Blast. A sua arma normal também ganhou um nome: Rock Buster (Mega Buster nos EUA). Outra novidade pôde ser notada na apresentação do jogo, onde mostra a história da criação de Rockman (ausente no primeiro jogo da série). E também surgiu duas armas secretas: Wire (onde nosso herói lan
ça uma espécie de garra e fica preso no teto da fase) e Balloon (a versão inflável da Arma Especial 1, de Rockman 2).
Em 1992, veio Rockman 5. Seu Rock Buster está melhorado visualmente e ele ganhou mais um aliado: o robô-pássaro Beat.
E em 1993, é lançado o último jogo da série para o NES/Famicom: Rockman 6. A novidade foi a inclusão de participantes não-japoneses no tradicional concurso de escolha dos vilões. Além do Japão, foram escolhidos pessoas dos EUA e do Canadá.
Outra novidade na série foi a prisão do notório Dr. Wily, que finalmente foi para atrás das grades. E foi o único jogo da série que mostrou que haveria uma continuação.
E teve. Em 1995, Rockman fez sua aparição no Super NES com o jogo Rockman 7. O jogo mostrou duas estréias: a de Auto (Right OT no Japão), robô-assistente do Dr. Light, e de Bass (Forte, no Japão), junto com seu parceiro Treble (Gospel, no Japão), um robô-cão. Ambos foram criados pelo Dr. Wily para se tornarem mais fortes que Rockman.
E em 1996, foi lançado o último jogo da série clássica até hoje: Rockman 8 - Metal Heroes. A história do jogo mostra a chegada de dois robôs que estavam se degladiando no espaço sideral. Rockman é instruído para ir até o local da queda dos robôs, após lutar contra Forte e Gospel. Chegando lá, Dr. Wily consegue levar um misterioso receptáculo e Rockman percebe que havia um robô em pedaços. Dr. Light pede para que Rockman leve-o para o seu laboratório para reformá-lo. O jogo chamou muito a atenção pelo fato de ter sua história contada em anime, o que fez muito sucesso entre os fãs.
Ao todo, Mega Man teve oficialmente 7 sagas: - Mega Man - Mega Man X - Mega Man Zero - Mega Man Battle Network (Rockman EXE, no Japão) - Mega Man Legends (Rockman Dash, no Japão) - Mega Man ZX - Mega Man Star Force (Ryuusei no Rockman, no Japão)
Segundo a própria Capcom, a série Mega Man tem o maior número de jogos já lançados: 117 ao todo. Como? É só somar todos os jogos lançados + as versões do Game Boy + a versão do Game Gear + a versão do Mega Drive + os remakes (Rockman Complete Works, Mega Man Anniversary Collection e Mega Man X Collection) + os relançamentos + os jogos avulsos e os jogos Irregular Hunter X e Rockman Rockman.
Mega Man é a segunda franquia mais rentável da Capcom, com mais de 28 milhões de jogos vendidos. Só perde para Resident Evil, com 32 milhões.
VIDA LONGA AO ROBÔZINHO AZUL MAIS FAMOSO DO PLANETA!
A Capcom divulgou uma lista de CDs com músicas remixadas de vários jogos da série Mega Man que vão estar à venda (alguns já foram lançados), além de relançamentos de trilhas sonoras originais. Eis a lista:
- 20th Anniversary Rockman 1~6 Rock Arrange Ver. (saiu no dia 5 de dezembro, 3150 ienes) - 20th Anniversary Rockman 1~6 Techno Arrange Ver. (19 de dezembro, 3150 ienes) - Rockman 8 ~ Metal Hero Original Soundtrack* (saiu no dia 21 de novembro, 2520 ienes) - Rockman 7 Original Soundtrack* (saiu no dia 21 de novembro, 2520 ienes) - Ryuusei no Rockman 1&2 Original Soundtrack (16 de janeiro de 2008, 3360 ienes)
* Trilha sonora do jogo convertida para o som do NES/Famicom.
Outra coisa interessante é que a Capcom vai lançar uma coletãnea com o título provisório de Rockman & X Official Complete Works. Por enquanto ele virá com um pacote de ilustrações dos jogos da série clássica e da série X, além de uma entrevista com Keiji Inafune, o criador da série. A inclusão das coletâneas Rockman Anniversary Collection e Rockman X Collection no pacote ainda está em estudo. Sai em março de 2006 e vai custar 3200 ienes.
Na Wikipédia, o verbete Geek é: "Geek é uma palavra associada a subculturas ligadas aos computadores e à internet. Nestas subculturas(vem de nerd), um geek é uma pessoa com um talento e um interesse por tecnologia e programação acima do normal."
No desenho são 56 tipos de Geeks, qual será o seu????
Eu achei bem interessante e resolvi postá-lo aqui para compartilhar com meus amigos de Bufalagem....
O hamburguer Publicado on March 1, 2007
Eu adoro hamburguer. Os hamburguers deviam estar na categoria “cão” entre os alimentos, ao lado do churrasquinho -olha a ironia - de gato, o “podrão” - Aqueles cachorros quentes “com tudo que tem direito” e a pizza, como os melhores amigos do homem. Eu posso até supor que o hamburguer está para a comida como o uísque, o famoso “cão engarrafado” está para a bebida. Ao menos na concepção do poetinha.
Quando eu voltava da noitada era lei bater um hamburgão e depois dormir feito jumento na sombra da igreja até o meio dia seguinte. Bons tempos aqueles. Deixei de ir para a noitada, fiquei mais velho, mas continuo fiel ao hamburger. Engorda? Engorda. Faz mal? Não. O hambúguer não faz mal, gente. Isso é mentira. Eu mesmo vi na Tv uma nu-nu-nu-tri-tri-cioniiiiiista dizer que até o sanduíche-iche pode ter um valor nu-nu-nu-tri-tricional adequado.
O importante é saber que sanduíche escolher. Nos Estados Unidos, a coisa é ainda pior. Devido ao gigantesco, digo, pornográficamente descomunal número de lojas de fastfood, não há como saber se você está desperdiçando sua vida comendo porcaria e só aos 99 anos vai descobrir o melhor hambúrguer da Terra. Ou talvez nem isso. Aqui em “terris brazilis” é levemente mais fácil devido ao pequeno número de cadeias de lojas. Claro que isso não te impede de ir a novos lugares e comer hamburgueres da trocentas milhares de lojinhas de suco que pululam nos grandes centros, sobretudo nas cidades litorâneas como a minha. E uma vez decidido onde comer, chega a hora de optar por qual dois 999.999 tipos de sanduíches especiais. Pão árabe? Pão comum? Pão franês? Carne de boi? Frango? Peixe? Queijo Cheddar? Queijo prato? Sem queijo? Sim, escolher um sanduba não é tarefa fácil. Uma série de decisões são tomadas em frações de segundo antes de pedirmos “o de sempre” ou “promoção numero um”. Tá certo que eu não sou um “hamburgólogo“, mas vou compartilhar com vocês minhas impressões sobre um bom sanduíche.
- Pão. Pão é uma das coisas mais importantes na hora de optar por um sanduíche. O sanduíche não pode ser feito em pão velho, em pão “desmilinguento”, tipo aqueles que tem uma liga fraca e começam a desmanchar antes de você levá-lo à boca, provocando uma situação deveras constrangedora de você se babar todo com mostarda e maionese. Ou ainda pior, o tomate pode fatalmente dar um salto para fora do guardanapo indo parar bem no meio daquela sua (cara) camisa de ir para a balada. Um pão eficiente é aquele que é grande o bastante para abrigar em si a alma do sanduíche e os demais elementos, algo como os órgãos internos dele. Veja, um pão saboroso contribui para um bom sanduíche como a beleza contribui para uma mulher. Desculpem os hamburgueres ruins, mas pão decente é fundamental! O pão pode ter gergelim ou não. Pessoalmente, eu acho gergelim legal. Mas dispensável. É como ter um cinzeiro na sua motocicleta. Não é útil, mas enfeita. O segredo aqui está em não colocar o pão frio no sanduba. Esquente-o numa chapa antes.
- Carne Sem a carne, o sanduíche não é mais que um pão com maionese. - O que não deixa de ser algo gostoso, lógico. Mas a carne é o que eu chamo de “alma” num bom sanduíche. Ela pode ser de boi, de coisa ou de frango. Pode ser ainda de peixe processada, pode ser filé ou até dezenas de fatias de presunto empilhadas. O importante é que seja de primeira. A carne quando tá meio passada, ( verde ou com coisinhas vivas que você possa ver a olho nú) não dá um bom sabor ao sanduíche. Particularmente, eu gosto muito de um sanduíche feito com filé. O filé é cortado em bifes.
O segredo do bom sanduíche com filé é que você não pode ingênuamente enfiar o filé inteiro na chapa e colocar no pão. Isso provoca o efeito colateral constrangedor máximo, que é arrancar toda a carne de dentro do pão de uma só vez. E como será mais carne do que sua boca é capaz de abrigar, você parecerá um cachorro com seqüela dos miolos, com aquela enorme língua babando catchup na mesa. Por estes motivos, eu nunca recomendo que você leve a garota para comer sanduba no primeiro encontro.
O segredo está no preparo da carne. Pegue o bifão e corte de leve sobre ele linhas verticais paralelas. Em seguida, vire-o e corte linhas paralelas horizontais. Fazendo isso, você gera uma espécie de treliça de corte no filé. Se você faz direito, o filé não se despedaçará, mas ficará facilmente arrebentável em pequenos pedacinhos. Há aqueles que preferem os hamburgueres de carne moída. Os mais comuns. Este tipo de carne que passou a dar nome ao sanduíche de pão e carne, é geralmente feito com uma mistura de ingredientes bem menos nojentos que a Salsicha. Um deles é o pão, que é espremido com a carne moída de boa qualidade e empaçocado numa massa compacta. os puristas preferem fazer eles mesmos a carne do hamburguer. Já os mais práticos são adeptos das embalagens tipo Sadia, que vem com 12 unidades. Eu não gosto muito. Prefiro a carne tipo “feita-em-casa” que eu compro no Carrefour. Das caixinhas, as marcas Perdigão, Seara e Sadia são legais, embora eu prefira carne de filé. Algumas marcas de origem duvidosa são muito comuns de se ver nas promoções dos mercados. Estas geralmente são mais arriscadas. Uma vez eu comi uma porra dessas e quase chamei o Raul antes de botar para dentro. Cuidado especial é necessário com a carne de frango processada. ( imagina o caldo nauseabundo de cabeça de galinha triturada pra fazer isso… EEEEWWWW!) O de peixe nunca funcionou comigo. Sempre queima pelo lado de fora e fica crua por dentro.
A salada - A salada é algo polêmico. Nem sempre um bom sanduíche precisa conter salada. Em Três Rios, cidade do interior onde eu desperdicei passei minha adolescência, é inconcebível alguém te vender um hamburguer de carne e pão. Isso sôa por lá como a maior mesquinharia do universo. Acabei introjetando esta idéia e apesar de saber que o sanduíche real é apenas de carne e pão, um bom sanduba pra mim deve conter pelo menos uma rodela de tomate e alface.
O tomate e o alface funcionam como o cinto de segurança num carro. Você sabe que se porrar a cem por hora de frente com uma scânia, vai morrer, mas aquele pequeno pedaço de nylon trançado apertando seu peito funciona como um alívio psicológico. O tomate engana seus miolos de que nem tudo ali faz mal. De fato, quanto mais alface e tomate tiver, dependendo de onde eles vem, podem ser prejudiciais a sua saúde devido aos agrotóxicos. Algo chamado diclorodifeniltricloroetano, não deve ser bom para a saúde, certo? Certo. O alface pode ser japonês ou padrão. O japonês é bonitinho. Meio sarará. Dá um belo efeito visual. Ele pode ser colocado em folha inteira sobre o bife ou cortado em centenas de fiapinhos. Eu gosto dos dois jeitos. Os do Mc donalds são cortados. Eu acho que vem muito. Sempre cai pelos arredores e a mesa fica parecendo que uma vara de porcos rangou ali. Acho que foi por isso que eles inventaram aquelas bandejas com ilustrações no papel. Você fica olhando as ilustrações e vai comendo cada alface que cai. Porque sempre cai. O alface do Mc Donalds é legal porque não tem sabor. parece de plástico. Já me perguntei varias vezes como eles conseguem fazer um alface branco, feito 99% de talos sem sabor, mas nunca descobri como. Cortado também tem o problema que o alface gruda no dente mais fácil, fazendo do seu primeiro encontro na lanchonete algo memorável. Pelo menos para você.
Alguns lugares colocam cebola. Eu não curto muito. Sobretudo a cebola crua. Ela tira o brilho do hamburguer. Parece que é uma orquestra com um violino fora do tom. Você sente que tem algo errado e quando vai procurar, é a cebola. Já picles eu gosto. Mas não é algo comum no Brasil. Pelo menos nos que eu como por aí.
Queijo O queijo é parte da magia de um sanduba. O excesso de queijo deixa o sanduba com sabor de leite. O que tira o brilho dele. isso acontece com aquele hamburguer grandão do Mc Donalds. Os queijos são fortes e você começa a perceber que eles querem atenção das suas papilas mais do que seria ideal. O bom queijo é aquele que derrete e fica gostoso sem ficar gordurento. Nada pode ser pior que comer um sanduba e ficar pingando aquela gordura. parece até propaganda do Grill do George Forman. Pra isso é que se criou a máxima de que “A ignorância é uma bênção”. Prefiro comer aquele óleo do que vê-lo escorrendo pelos meus braços.
Ovos e bacon Ovos e bacon são dois elementos que dão um brilho a mais. Em geral são aqueles complementos que você sente dó na consciência de incluir. Seu colesterol vai subir como se tivesse tomado Viagra, mas vale a pena. O bacon também dá uma graça. O problema com ele é que sempre colocam demais. E fritam demais também. Daí ele começa a dar gosto de queimado no seu sanduba. O problema do ovo e do bacon é que eles dois ocupam muito volume. E assim, colocados no interior do seu sanduíche, eles vão invariavelmente arreganhá-lo. Isso deixará mais fácil que ele se quebre, espatife ou desmilingue nas suas mãos e roupas. Só inclua se o pão for ótimo.
Abacaxi - Eu sei que tem gente que aprecia o súbito sabor agridoce provocado por uma discreta fatia de abacaxi no sanduíche. Em geral, este tipo de sanduíche vem com nomes como tropicalburguer, naturalburgeur, jovemburguer. Como se o abacaxi pudesse dar uma inovada, uma remexida, uma graça fashion no sanduíche. Talvez dê. Pessoalmente, eu acho viadagem isso de botar abacaxi no sanduíche. Mas tem quem goste. Realmente, é bem como viadagem mesmo, hehehe.
Molho especial - O ponto nevrálgico das discussões sobre um bom hambúrguer passam pelo segredo industrial dos molhos especiais. Uma vez comi um sanduíche tão bom da Wendy´s nos Estados Unidos que me lembro com saudades do molho especial até hoje. O Bob´s tem um bom molho especial e o Mc Donald´s também. Molhos especiais são segredos de estado, guardados a sete chaves por gerações. Na maioria dos casos, o único componente conhecido neles é a maionese. O resto pode ser tudo que você imaginar. Mas o que vale é que são deliciosos - na maioria das vezes.
Estrutura - Isso não faz parte do sanduíche mas não posso deixar de comentar. Comer bem é uma arte. Até o fast food pode ser apreciado com um certo grau mínimo de requinte. Então, temos dois grandes grupos aqui. As multinacionais da comidaria como o Mc Donald´s, o Burguer King, o Subway, etc. E temos o trailer do Zé da esquina, as lanchonetes de sucos naturais do seu bairro e etc. Os primeiros oferecem mesas, musica, bandejas, caixinhas e até mesmo internet. Os demais não costumam oferecer nada além do clássico saquinho de papel fino que envolve seu sanduba. Isso não é tão ruim. O maior problema é o guardanapo. Antigamente o Mc Donald´s era bem mais relaxado com os guardanapos. Agora numa linda demonstração de adequação aos mesquinhos padrões Brasileiros, eles envelopam duas míseras folhas de guardanapo fino num saquinho de plástico com a desculpa velada de que é mais “higiênico”. Porém eu gostava mais quando eles estavam gigantescamente estendidos em bolos compactos naquela caixa self service e você tinha que tirar uns vinte para pegar e usar apenas dois. Um desperdício, você vai dizer. Desperdício? Você realmente acredita que não está incluindo uma SACO de guardanapos gigantes no preço do seu sanduba? Você acha que eles DÃO alguma coisa grátis? A verdade é que o Mc Donald´s oferecia mais qualidade antes. Agora eles oferecem a comodidade higiênica ( comodidade deles e higiene para nós) na foram dos saquinhos de guardanapo. No outro time, as lanchonetes de bairro oferecem quantos guardanapos você quiser. Minto. Oferecem tantos quantos guardanapos você conseguir extrair daquelas máquinas do diabo. Eu acho que só uma única vez em todos os meus 31 anos consegui tirar um guardanapo inteiro sem amassar ou rasgar daquele treco. Queria conhecer quem criou aquele desenho de aparelho. ( pra dar um murro!) As multinacionais da comidaria dão caixinhas de papelão com seu hamburguer belamente acondicionados. Isso na propaganda. No mundo real, os sandubas estão colados no fundo. Nunca entendi como eles colam no fundo. Ainda bem que agora as caixinhas são de papelão. Antes elas eram de isopor. Algo nada ecológico.
Bom, o ideal é que a loja ou o trailer ofereça ao menos um pratinho com guardanapos ou bandeja, e ainda um saquinho para manter aquele creme do molho especial contido. Particularmente eu gosto muito de um sanduíche do Ponto Jovem. Ele se chama Mignon ao Catupiry. Dá água na boca de imaginar. Troco qualquer rede de fastfood pelo bom e velho PJ. Quando vier a Niterói, passe na Praia de Icaraí e experimente que eu garanto que você vai gostar.
Você sabia que o nome sanduíche vem de Sandwich, que era o sobrenome de um lorde inglês fanático por jogos? Ele era um viciado em jogar ao ponto em que parou de comer. Vendo que o padrão estava em vias de morrer de inanição só jogando, o mordomo criou um alimento fácil de comer, que não requeria nenhum preparo especial. Era pão com uma carne dentro. Logo a novidade se espalhou e o prato de comida rápida ganhou o nome do lorde inglês. Sacanagem. Acho devia ter sido batizado com o nome do mordomo.
Este aqui é o maior sanduíche do mundo. Ele é um bitelo que desbancou o maior sanduíche existente até então, que era da Tailândia e que pesava nada menos que 47kg e meio. O campeão agora pesa nada menos que 56 kg de puro sanduba onde 13 kg são de pão, 36kg de carne da melhor qualidade, 12 tomates inteiros e 160 fatias de queijo além de um pé de alface inteiro além de 5 cebolas. O bichão custa 379 dolares. E o criador é o famoso Danny. Site do Danny
---------------------------------------------------------------------------------- Pá finalizar, um teste bem nojento com as batatas do Mc Donalds, que não estragam nunca...Cuidado para não terem vontade de vomitar... O cara deixou 10 SEMANAS alguns sanduíches e batatas do Mc Donalds em potes de vidro para ver o que acontece... vc verão o que realmente significa HIGHLANDER...
já ouvi falar disso e agora, ta aparecendo por ae de fato:
A lei do estacionamento gratuito em Shopping-Centers já está vigorando!!!
'Lei Gratuidade de Estacionamento em Shopping-Centers' - Lei Estadual nº 1209/2004.
O caixa sabe, porém, só faz se você pedir. É necessário que o valor da compra no shopping onde você estacionou seja 10 vezes maior que o valor do estacionamento. Por exemplo, se o valor do estacionamento é de R$ 3,00 e você gastou R$ 30,00 no shopping,com qualquer coisa, alimentação, roupa, lazer, peça o cupom fiscal e apresente ao caixa do estacionamento. Eles terão que carimbar e validar o ticket, sem você precisar gastar nada mais. (apareceu inclusive no Jornal da Globo).
> Avisem por ae!!
Não sei o dia da reportagem... quem achar algo, por favor comente que edito o post
é isso ae, capitalizando A Vida , O Universo E Tudo Mais