Postado por CyberMSX em Segunda-feira 17 Dezembro 2007 as 2:12
Ele é um robô baixinho, azulzinho, corajoso, com um forte senso de justiça e luta incansávelmente em defesa da humanidade. Estamos falando de ninguém menos que Mega Man, o robô mais famoso do mundo dos games, que hoje comemora 20 anos de idade.
Criado pelo então artista Keiji Inafune, Rockman foi lançado oficialmente às 5:30 da manhã de uma quinta, dia 17 de dezembro de 1987. O jogo tinha
como base a brincadeira conhecida como "Jan-Ken-Pon" (ou Papel-Tesoura-ou-Pedra), onde você usaria a arma adiquirida do inimigo contra outro, para que pudesse prosseguir no jogo.
Nos EUA, o jogo acabou sendo lançado em março de 1988, mas foi renomeado como Mega Man para facilitar o entendimento dos consumidores. Mas por pouco o jogo não foi um fracasso por lá devido a arte da capa em que o jogo foi apresentado. Inafune disse que foi uma das coisas mais horrendas que ele já viu na vida. A sorte da Capcom era que o jogo foi bem aceito, independentemente da capa.
Rockman conseguiu superar as suas metas de venda e obteve um relativo sucesso. Mas a equipe de Keiji Inafune sentia que tinha que fazer algo mais por ele, que ele ainda podia dar mais. Logo, eles queriam uma continução. Mas a direçao da Capcom queria que a equipe fizesse um jogo de baseball e surgiu um impasse. Após muita negociação, a Capcom deixou que eles fizessem a continuação de Rockman, desde que eles terminassem o jogo de baseball.
E não deu outra. Após o jogo de baseball ter sido lançado, Keiji Inafune e sua equipe começaram a trabalhar arduamente cerca de 20 horas por dia na criação daquele que seria a sua maior obra-prima de todos os jogos da série: Rockman 2 - A Ambição do Dr. Wily.
O jogo foi lançado em 16 de dezembro de 1988 e se tornou um sucesso instantâneo e absoluto. Seus gráficos impressionantes, suas músicas e chefes inesquecíveis e sua jogabilidade viciante transformaram Rockman 2 num clássico dos games e consolidou de vez Rockman como uma série.
Antes do lançamento de Rockman 2, a Capcom teve uma idéia bem original. Criou um concurso onde os fãs poderiam desenhar seus inimigos e enviar à empresa. Os 40 melhores iriam para a 2ª fase e destes, apenas 8 iriam ser escolhidos. E para não perder a viagem, os 32 que ficaram de fora poderiam participar do desenvolvimento do jogo. E esse concurso deu tão certo que foi mantido até 1996.
Em 1990, a Capcom lança Rockman 3. O jogo tornou-se outro grande sucesso, com a adição de uma nova habilidade (a de escorregar em passagens estreitas) e a primeira aparição do seu parceiro: o robô-cão Rush. Este jogo marca também a primeira aparição do seu irmão mais velho - Blues (Proto Man nos EUA).
Em 1991, veio Rockman 4. E mais uma vez, nosso herói ganhou um upgrade: a habilidade de concentrar seu tiro normal e soltar o seu Rock Blast. A sua arma normal também ganhou um nome: Rock Buster (Mega Buster nos EUA). Outra novidade pôde ser notada na apresentação do jogo, onde mostra a história da criação de Rockman (ausente no primeiro jogo da série). E também surgiu duas armas secretas: Wire (onde nosso herói lan
ça uma espécie de garra e fica preso no teto da fase) e Balloon (a versão inflável da Arma Especial 1, de Rockman 2).
Em 1992, veio Rockman 5. Seu Rock Buster está melhorado visualmente e ele ganhou mais um aliado: o robô-pássaro Beat.
E em 1993, é lançado o último jogo da série para o NES/Famicom: Rockman 6. A novidade foi a inclusão de participantes não-japoneses no tradicional concurso de escolha dos vilões. Além do Japão, foram escolhidos pessoas dos EUA e do Canadá.
Outra novidade na série foi a prisão do notório Dr. Wily, que finalmente foi para atrás das grades. E foi o único jogo da série que mostrou que haveria uma continuação.
E teve. Em 1995, Rockman fez sua aparição no Super NES com o jogo Rockman 7. O jogo mostrou duas estréias: a de Auto (Right OT no Japão), robô-assistente do Dr. Light, e de Bass (Forte, no Japão), junto com seu parceiro Treble (Gospel, no Japão), um robô-cão. Ambos foram criados pelo Dr. Wily para se tornarem mais fortes que Rockman.
E em 1996, foi lançado o último jogo da série clássica até hoje: Rockman 8 - Metal Heroes. A história do jogo mostra a chegada de dois robôs que estavam se degladiando no espaço sideral. Rockman é instruído para ir até o local da queda dos robôs, após lutar contra Forte e Gospel. Chegando lá, Dr. Wily consegue levar um misterioso receptáculo e Rockman percebe que havia um robô em pedaços. Dr. Light pede para que Rockman leve-o para o seu laboratório para reformá-lo. O jogo chamou muito a atenção pelo fato de ter sua história contada em anime, o que fez muito sucesso entre os fãs.
Ao todo, Mega Man teve oficialmente 7 sagas:
- Mega Man
- Mega Man X
- Mega Man Zero
- Mega Man Battle Network (Rockman EXE, no Japão)
- Mega Man Legends (Rockman Dash, no Japão)
- Mega Man ZX
- Mega Man Star Force (Ryuusei no Rockman, no Japão)
Segundo a própria Capcom, a série Mega Man tem o maior número de jogos já lançados: 117 ao todo. Como? É só somar todos os jogos lançados + as versões do Game Boy + a versão do Game Gear + a versão do Mega Drive + os remakes (Rockman Complete Works, Mega Man Anniversary Collection e Mega Man X Collection) + os relançamentos + os jogos avulsos e os jogos Irregular Hunter X e Rockman Rockman.
Mega Man é a segunda franquia mais rentável da Capcom, com mais de 28 milhões de jogos vendidos. Só perde para Resident Evil, com 32 milhões.
VIDA LONGA AO ROBÔZINHO AZUL MAIS FAMOSO DO PLANETA!
Postado por CyberMSX em Segunda-feira 17 Dezembro 2007 as 3:30
- 20th Anniversary Rockman 1~6 Rock Arrange Ver. (saiu no dia 5 de dezembro, 3150 ienes)
- 20th Anniversary Rockman 1~6 Techno Arrange Ver. (19 de dezembro, 3150 ienes)
- Rockman 8 ~ Metal Hero Original Soundtrack* (saiu no dia 21 de novembro, 2520 ienes)
- Rockman 7 Original Soundtrack* (saiu no dia 21 de novembro, 2520 ienes)
- Ryuusei no Rockman 1&2 Original Soundtrack (16 de janeiro de 2008, 3360 ienes)
* Trilha sonora do jogo convertida para o som do NES/Famicom.
Outra coisa interessante é que a Capcom vai lançar uma coletãnea com o título provisório de Rockman & X Official Complete Works. Por enquanto ele virá com um pacote de ilustrações dos jogos da série clássica e da série X, além de uma entrevista com Keiji Inafune, o criador da série. A inclusão das coletâneas Rockman Anniversary Collection e Rockman X Collection no pacote ainda está em estudo. Sai em março de 2006 e vai custar 3200 ienes.
FONTES
Rockman 20th Anniversary Official Website
Mesmo Vídeo no Youtube, baixa qualidade:
Postado por SEIXÃO, o Kaura em segunda-feira, dezembro 17, 200712/17/2007 02:19:00 PM | Permalink